23 de abril de 2007

Paula é uma pisciana, universitária de 24 anos. Cursa o quinto ano de administração. Curso escolhido na fila do vestibular enquanto observava a lista dos menos concorridos da universidade.
Desde Maio , ela vinha sofrendo com o pé na bunda que levou de seu namorado: Pedro. Essa era mais uma das vezes que Pedro terminara com ela. Mês-sim mês-não ele a deixava na rua da amargura dizendo que não a amava e que não tinha mais planos para os dois. Acontece que já era Setembro e os dois ainda não tinham reatado. A coisa, dessa vez, parecia ser definitiva.
Paula nunca mais freqüentara os mesmos lugares onde pudesse encontrá-lo e eles se quer se cumprimentavam quando isso ocorria. Depois de muito sofrimento, dias e noites chorando sem entender como uma pessoa que ela amava tanto podia simplesmente mandá-la viver sua vida de solteira, ela começou a sair de casa para algumas ocasiões.
-Vamos no Bil então, mas se o Pedro estiver lá eu não quero descer- disse Paula.
- Mais cedo ou mais tarde vocês vão acabar se cruzando. Maringá é pequena e ele vive indo a todos os lugares em que pode te encontrar. Tenho certeza que ele está te cercando. O que o Pedro estaria fazendo em um show de reggae? É o mesmo que você ir ao Fábrica Rock e não querer encontrá-lo. – disse Carla, amiga de Paula.

-Mas quem disse que eu gosto de reggae? – Paula havia freqüentado varias festas de reggae no início da faculdade, mas não porque fosse seu gênero preferido de musica, muito pelo contrário, ela gostava mesmo era de Samba, blues, jazz e soul music. Mas essas festas eram o que estava rolando na cidade, ela e suas amigas não perdiam uma.
-Você não, mas eu e a Lorena gostamos e ele sabe disso! – Nesse momento Paula teve certeza que Carla tinha imaginação fértil demais- Por isso ele vai nos lugares onde nós duas gostamos de ir. Porque ele sabe que você vive com a gente.
-Tá bom Carla, não vou discutir sobre isso com você, o que eu quero dizer é que se ele estiver sentado lá eu não vou querer descer. Quero me poupar de aborrecimentos.
-Tá bom, eu só espero que você não deixe de viver para poupar de se aborrecer!
Carla e Lorena estudaram na mesma sala de Paula. Elas andavam se desdobrando em atenções e formas para que ela não ficasse tão triste e que saísse para arrumar um novo paquera.
(...)
Elas passaram no apartamento de Lorena, acenderam um marlboro light cada uma, colocaram o CD do Zeca Baleiro e rumaram para o Bil.
- – Chamou Carla.
-Oi fia. – respondeu Lorena
-A Paula tá dizendo que se o Pedro estiver sentado lá no Bil, ela não vai querer descer. – completou Carla.
-Aiiiii, nem eu! – Lorena sempre compreendeu e deu força para todas as escolhas de Paula, mesmo quando essas escolhas eram absurdas, e nesse caso, ela achava que Pedro não era digno nem de olhar Paula.
Para sorte delas, ele não estava. Elas desceram, ficaram lá o tempo suficiente para secarem 10 garrafas de cerveja e fumarem 2 maços de cigarro. Já haviam desenvolvido milhares de teorias sobre a vida delas e a dos outros. Chegaram a conclusão que Angélica, a da musica vou de táxi, tinha feito a melhor coisa de sua vida casando-se com Luciano Hulck e que seu filho era lindo graças ao bom Deus!
Resolveram ir embora. Passariam numa locadora antes de irem dormir todas na casa de Carla.

Sempre que Paula bebia, ela perdia um pouco a vergonha na cara. Ela já tinha brincado com o frentista do posto de gasolina pedindo para que ele enchê-se o tanque com dez reais. Agora entrara na loja de conveniência falando sem parar. As três riam de tudo. Pegaram mais uma caixinha de cerveja, dois maços de Marlboro light , 2 DVDs e foram para o apartamento de Carla.
Como já era de praxes, elas acabaram dormindo durante o trailer.

3 comentários:

amanda. disse...

"retirado de *insira um nome aqui*, da autora marian keyes"

hahaha
eu lendo e imaginando cenas. e até quase sei qual posto elas foram.

amigas. nas horas do pé-na-bunda, nos finais de relacionamentos, elas são fundamentais.
as que me ajudaram num momento parecido, eu costumo dizer que salvaram minha vida.

Anônimo disse...

adorei o texto, fer.
tem uma frase aí que me desbancou.
hahaha! tapa na cara total.
mas adorei muito. escreva mais e mais.
beijo!

disse...

Ê delícia...
Guenta aí q to chegando, Paula, Carla, Lo, Pedro, quero ser qualquer um deles, desde que haja Marlboro e cervejinha! Beijo estalado, te amo... saudade espancadora!